Os apreciadores de uma bela joia já devem conhecer os termos “Brilhante” e “Diamante”, muitas vezes empregados na mesma frase. Porém, para aqueles que ainda não têm ideia de suas peculiaridades, acabam considerando os termos sinônimos. Entretanto, as suas diferenças encontram-se no processo de lapidação.
Toda pedra bruta retirada da natureza, passa por uma longa fase de preparo e mão de obra para se tornar uma joia tal como encontramos nas joalherias.
Portanto, conheça agora o que diferem e quais características esses termos carregam no universo das joalherias.
Diversas pedras preciosas passam por esse processo de lapidação. Antes de mais nada é válido ressaltar que todo brilhante é um diamante, porém nem todo diamante poderá ser chamado de brilhante.
O diamante é uma gema criada pela natureza, mais especificamente uma pedra composta e cristalizada por carbono puro. Tal elemento químico que contém na pedra, possui um brilho muito intenso provido das profundezas da terra onde foi cristalizado.
Por outro lado, o brilhante segue um estilo de lapidação que foi incorporado por um joalheiro veneziano no final do século XVII com o modelo de 58 facetas. Dessa forma, é possível deduzir o motivo de muitos confundirem o diamante com o brilhante, uma vez que, várias pedras preciosas possuem esse formato de lapidação.
É um dos possíveis tipos de lapidação do diamante, ou seja, é um corte específico que se dá ao diamante. Para atingir seu alto grau de brilho, o lapidador irá desenvolver um longo processo para deixá-la com uma base cônica e 58 facetas.
A qualidade do diamante se deve a uniformidade pura e as proporções simétricas que dão o brilho. Durante todo o processo de lapidação é possível conferir à pedra todo o requinte e o formato sofisticado que ganha as vitrines e ganha olhares de diversos apreciadores.
Portanto, é necessário que entenda que todo o corte do diamante precisa ter seus ângulos exatos, ótima simetria e o polimento ideal para executar o jogo de luzes.
Assim, compreende-se que tanto o diamante quanto o brilho conferem características peculiares e são influenciados por diversos fatores.
Dê dua opinião